RSS

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Lição 10: O Ministério da Intercessão



Jovens e Adultos - O Poder e o Ministério da oração
Lição 11: A Oração que conduz ao perdão
Professoras e professores, para a lição 10, apresento as seguintes sugestões, tendo como base o método de ensino “Perguntas e Respostas”, largamente utilizado por Jesus.
 
- Cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana. 

- Iniciem a aula, falando do tema da lição: A Intercessão. O que é intercessão?

- Peçam aos alunos para citarem exemplos de personagens bíblicos que praticaram a intercessão. Então, utilizando o quadro branco ou uma cartolina, escrevam as seguintes perguntas:
Quem intercedia?
Por quem intercedia?
Qual o motivo da intercessão?
Qual o resultado?
Em seguida, estimulem os alunos a responderem as perguntas(oralmente) para os exemplos citados. Julgo que seria melhor analisar até 04 personagens diferentes.

- Perguntem, ainda: Quais características desses intercessores podemos apontar?
Anotem as respostas dos alunos no quadro ou cartolina.

- Perguntem: Temos intercedido? Quais características dos intercessores analisados temos ou precisamos cultivar?

- Finalizem a aula, promovendo um momento de intercessão, através de uma das dinâmicas, abaixo relacionadas, já postadas neste blog na categoria Dinâmica: Líder em Oração, Caminhando em Oração, De Coração para Coração, Muro das Lamentações, A Entrevista ou Não Deixe a bola cair.


Tenham uma excelente aula!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Lição 09: A Oração e a Vontade de Deus


Jovens e Adultos - O Poder e o Ministério da Oração
Lição 09: A Oração e a Vontade de Deus
Professoras e professores, para a lição 09,  apresento as seguintes sugestões:

- Cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana. Vocês estão fazendo isto? Percebem a importância desse momento? 

- Iniciem a aula, perguntando o que significa a palavra “vontade”. Aguardem as respostas dos alunos. Depois, leiam no dicionário qual a conceituação desse vocábulo. 


- Em seguida, façam uma reflexão sobre a expressão “vontade divina”.

- Utilizem a dinâmica “Vontade de Deus”.

 - Agora, perguntem: “Como podemos saber qual a vontade de Deus para cada um de nós?”
Como resposta, vocês podem apresentar os 05 itens apresentados na Orientação Pedagógica da lição.

- Trabalhem os itens III e II, nesta ordem.

- Para finalizar, solicitem que dois alunos contem, de forma rápida, uma situação de oração respondida de acordo com a vontade de Deus e outra que ele entendeu que não era da vontade divina.

Dinâmica: Vontade de Deus


Objetivo: Refletir sobre a confiança de ser guiado por Deus, de acordo com a vontade dEle.
 
Material: uma venda.

Procedimento:
- Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para representar um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.
- Mudem o aluno de posição e solicitem para que comece a caminhar até chegar a um determinado ponto da sala.
- Esperem que o aluno cego peça orientação e comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.
- Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Seria possível percorrer o caminho sem conhecer a orientação (a vontade) do guia?
Como você se sentiu sendo guiado?
Você entendeu de forma clara os comandos (a vontade) do guia?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, da confiança que devemos ter em Deus e buscar Sua vontade.
- Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
- Leiam João 15. 7 e I João 5. 14 e 15.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Lição 08: A Oração Sacerdotal de Jesus Cristo


Jovens e Adultos - O Poder e o Ministério da Oração
Lição 08: A Oração Sacerdotal de Jesus Cristo
Professoras e professores, para esta lição apresento as seguintes orientações:

- Cumprimentem os alunos e perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Iniciem a aula, apresentando o tema da aula: A Oração Sacerdotal de Jesus Cristo. Por que tem este nome?

- Realizem uma leitura compartilhada da Leitura Bíblica em Classe e perguntem:

Por quem Jesus orou?
Quais os motivos de oração?

- Aguardem as respostas e em seguida apresentem as palavras extraídas do texto da lição e trabalhem sobre a importância de cada uma na vida do crente.

COMUNHÃO COM O PAI
PERSEVERANÇA
ALEGRIA
LIVRAMENTO
SANTIDADE
UNIDADE
FRUTOS ESPIRITUAIS

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Líder em oração”.