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terça-feira, 31 de maio de 2011

Lição 10: Assembleia de Deus - 100 anos de Pentecostes

Jovens e Adultos - Movimento Pentecostal
Lição 10: Assembleia de Deus - 100 anos de Pentecostes
Professoras e professores, para esta lição, apresento algumas sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos e perguntem como passaram a semana. Vocês percebem a importância desse momento? Se assim vocês fizerem, estarão criando vínculos com os alunos. Isto é muito importante para o relacionamento entre professor e alunos.

- Falem sobre o tema da aula: Assembleia de Deus – 100 anos de Pentecostes.

- Leiam o texto ”Igreja Indestrutível” e reflitam com os alunos sobre os 100 anos da Assembleia de Deus, que apesar das lutas e perseguições, ela continua vitoriosa. Também apontem alguns nomes de pessoas que  contribuíram para a expansão da igreja.

- Falem que nesta lição serão apresentados fatos históricos da Assembleia de Deus, desde sua fundação até os dias atuais.

Professoras e professores, cuidado para a aula não se tornar um mero relato de acontecimentos, datas e nomes. Observem qual a melhor forma de transmitir esta retrospectiva histórica para o tipo de classe que você ensina. Não há necessidade de muitos detalhes, enfatizem os fatos mais importantes. Não se esqueçam de contextualizar esse tema com a vida do seu aluno. Se julgarem necessário, preparem material suplementar com mais informações e distribuam para os alunos lerem em casa. Também apontem nome de livros que os alunos possam aprofundar a leitura sobre o tema.

- Para finalizar aula, utilizem a dinâmica: O Caminho.

Dinâmica: O Caminho

Objetivos:
-Finalizar estudo sobre o Centenário das Assembleias de Deus.
- Reconhecer o cuidado de Deus com Sua igreja.
Material: 02 folhas de papel madeira, 05 rosas de plástico ou tecido, 05 frutas de plástico, 05 pedras grandes e 05 pedras de tamanho médio.
Caso não desejem utilizar rosas, frutos e pedras, vocês podem fazê-los de cartolina ou EVA.

Procedimento:

Antes da aula: colem as folhas de papel madeira para formar um caminho. Em uma ponta, escreva a data “1911” e na outra “2011”.

Durante a aula:
- Depois que vocês fizerem a retrospectiva histórica das Assembleias de Deus, coloquem no chão da sala ou na frente da classe as folhas de madeira pregadas uma na outra, formando um caminho. Do lado do caminho, coloquem os objetos solicitados para a dinâmica.
- Falem que este caminho representará a trajetória de 100 anos da Assembleia de Deus. Neste caminho aconteceram muitas situações que podemos caracterizá-las como muito difíceis. Apontem para a data 1911 e falem que os pioneiros e os demais evangelistas, mesmo com dificuldades e perseguições, lograram êxito, com a ajuda do Espírito Santo. Este ano (apontem para o ano de 2011), a igreja Assembleia de Deus completa 100 anos de vitórias.
- Solicitem aos alunos, um de cada vez, que peguem um dos objetos expostos e falem o que pode representar no caminho percorrido pelas assembléias de Deus.  Em seguida, o aluno deve colocar o objeto no caminho. Vejam algumas sugestões abaixo:
Frutas e rosas podem significar os livramentos, as pessoas que aceitaram a Jesus, abertura de igrejas e pontos de pregação, batismo com o Espírito Santo, curas, consolação do Espírito Santo, respostas das orações, expansão do evangelho pelos estados etc
Pedras: as dificuldades, as perseguições, mortes, escassez de dinheiro, falta de meios de transporte, locais de difícil acesso, adaptação em outro país etc.
- Para concluir, falem que a igreja deve continuar cumprindo sua missão evangelizadora e discipuladora. No ano do Centenário e nos anos que ainda virão, façamos a nossa parte!
Por Sulamita Macedo.


Texto de Reflexão: A Igreja Indestrutível


O chefe executivo de uma grande rede de lojas de sucesso fez uma afirmação impressionante, com relação ao futuro de sua companhia. Ele disse que daqui a cem anos, ela sofreria grandes modificações ou não existiria mais.
O mesmo se pode dizer sobre qualquer organização humana. Os líderes vêm e vão, os desejos dos consumidores mudam, os métodos de manufatura evoluem. Como resultado, as companhias ou mudam ou elas não subsistem.
Segundo Jesus, isto nunca acontecerá à Sua Igreja. Algumas igrejas individuais podem deixar de existir, mas “as portas do inferno” não prevalecerão contra a igreja que Jesus está construindo. Quando Ele se referiu à “minha igreja” (Mateus 16.18), Ele tinha em mente todos os crentes – do passado, presente e futuro. Paulo chamou este amplo grupo de “o corpo de Cristo” (I Coríntios 12.27).
No momento em que confiamos em Jesus, tornamo-nos membros do Seu corpo, a igreja. O tempo passa, os crentes morrem, mas isto não muda nem diminui a igreja. Eles simplesmente se unem àqueles que já são vitoriosos na “Jerusalém celestial!” (Hebreus 12. 22 – 24).
Louvado seja Deus, a igreja é indestrutível!

Herb Vander Lugt – Nosso Pão Diário (17.10.2003)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Lição 09: A Pureza do Movimento Pentecostal


Jovens e Adultos - Movimento Pentecostal
Lição 09: A Pureza do Movimento Pentecostal
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes orientações:

- Iniciem a aula cumprimentando os alunos e perguntem como passaram a semana.

- Falem sobre o tema da aula: A Pureza do Movimento Pentecostal.
 
- Em seguida, utilizem a dinâmica: Fazendo a Diferença.

- Trabalhem as características de uma Igreja verdadeiramente pentecostal.

- Façam uma retrospectiva histórica do Movimento Pentecostal, elaborando uma linha do tempo, com datas e acontecimentos importantes do Pentecostalismo. Para tanto, é importante que vocês realizem uma pesquisa sobre o tema. Para apresentar a linha do tempo, vocês podem utilizar cartolina, papel madeira ou slides.

- Para finalizar aula, solicitem aos alunos para que falem o que aprenderam, na aula, sobre o Movimento Pentecostal.





Dinâmica: Fazendo a Diferença

Objetivos:
- Estabelecer diferença entre um objeto falso e verdadeiro através de suas características.                       
- Saber as características do Movimento Pentecostal.

Material: CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa ou perfume, etc.

Procedimento:
1 – Escolham apenas um dentre os objetos citados para fazer uma demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um verdadeiro (original, legítimo) e outro falso (pirateado).
2 – Apresentem os dois objetos do mesmo tipo, para a classe,  e perguntem se há diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e negativas, como também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveitem a oportunidade e questionem o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de demonstração desses objetos: vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma diante das características dos objetos.
3 – Em seguida, façam a pergunta: O que é necessário para que conheçamos que um objeto é verdadeiro ou falso? Os alunos deverão emitir suas opiniões.
4 – Para concluir, enfatizem que para não sermos enganados é necessário conhecer as características do objeto. Agora, introduzam o tema da aula, falando sobre a Pureza do Movimento Pentecostal, trabalhando as características da verdadeira Igreja Pentecostal.

Ideia original desconhecida.
Esta versão por Sulamita Macedo.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Lição 08: O Genuíno Culto Pentecostal


Jovens e Adultos - Movimento Pentecostal
Lição 08: O Genuíno Culto Pentecostal
Professoras e professores, para esta lição, faço as seguintes indicações para uma aula m ais dinâmica:

- Iniciam a aula, cumprimentando os alunos e perguntem como passaram a semana.

- Falem sobre o tema da aula: O Genuíno culto pentecostal

- Perguntem:
O que é culto? E quando se acrescenta o adjetivo “genuíno” ao vocábulo “culto”, o que modifica?
Qual o objetivo principal do culto?
De que forma podemos participar do culto?
Aguardem as respostas dos alunos e observem se há algo a ser acrescentado e/ou modificado. 

- Falem da importância da presença do crente aos cultos e sua participação nele.  Em seguida,  leiam o texto “Sermão Silencioso”. Depois, leiam Sl 122.01: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor”.

- Agora, trabalhem sobre a liturgia do culto. Perguntem: Quais as partes da liturgia do culto? É interessante também explicar o que é “liturgia”. Questionem sobre a liturgia ideal x a liturgia real. Acrescentem informações sobre os modismos litúrgicos e, para tanto, realizem uma pesquisa sobre isto. Aproveitem a oportunidade do tema da aula e falem sobre os dons que manifestam a palavra de Deus: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação de Línguas. Não deixem de ler: I Co 14.26.

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Primeiro as primeiras coisas”.

Tenham uma produtiva aula!


Dinâmica: Primeiro as primeiras coisas


Objetivos:
- Ilustrar a importância das prioridades na liturgia do culto.
- Refletir sobre as prioridades nas nossas vidas.

Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru
- 04 bombons tipo serenata de amor (pode ser mais, depende do tamanho do vaso).

Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as duas situações descritas abaixo.

Procedimento:
- Perguntem: Quais as partes principais do culto? Para cada resposta certa, vocês colocam 01 bombom dentro de um dos vasos, até completar a quantidade de quatro. Os bombons deverão caber dentro do vaso e não deverão ultrapassar a borda do vaso.
- Falem: Este vaso representa a totalidade do culto, colocamos até o momento, as partes principais do culto.
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro). Coloquem , com cuidado, o arroz até a borda. Agora falem: esta parte de arroz representa as outras partes do culto, além daquelas já apontadas como prioridades. Leiam: I Co 14.40.
- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro vaso, coloquem o arroz e depois os bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior. O que aconteceu? Por que os bombons não cabem totalmente no vaso? Falem: O arroz colocado em primeiro lugar representa alguma parte do culto com tempo exagerado (geralmente os cânticos),  ficando o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
- Concluam falando sobre a importância do que é prioritário na liturgia do culto.
- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também pode acontecer em nossas vidas. O que temos como prioridade? Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Ideia original desconhecida.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Sermão Silencioso

Que importância tem a nossa comunhão com a Igreja local? Deixe-me responder a esta pergunta com uma história.
                Um pastor estava preocupado com a ausência de um homem que normalmente vinha aos cultos. Depois de algumas semanas, ele decidiu visitá-lo. Quando o pastor chegou à casa deste homem, ele o encontrou sozinho, sentado diante de uma lareira. O pastor puxou uma cadeira e se sentou ao lado do homem. Mas depois de sua saudação inicial, ele não disse mais nada.
                Os ficaram sentados em silêncio por alguns minutos, enquanto o pastor olhava para as chamas na lareira. Então pegou as pinças e tomou cuidadosamente uma brasa acesa das chamas e a colocou de lado. Sentou-se de volta na sua cadeira, ainda em silêncio. O seu anfitrião observou em reflexão silenciosa como a brasa começou a tremular e se pagou. Pouco depois, estava fria e sem vida.
                O pastor olhou no seu relógio e disse que tinha que ir embora, mas antes disso pegou a brasa fria e a colocou de volta no fogo. Imediatamente, ela começou a luzir novamente com a luz e o calor do carvão aceso ao seu redor.
                Quando o pastor se levantou para sair, o homem também se levantou e lhe deu um aperto de mão. Então, com um sorriso no seu rosto, ele disse: “Obrigado pelo sermão, pastor. Eu vejo o senhor na Igreja, no domingo”. 

Autor: David Roper

terça-feira, 10 de maio de 2011

Lição 07: Os Dons de Poder


Jovens e Adultos - Movimento Pentecostal
Lição 07: Os Dons de Poder
Professoras e professores, para esta lição, recomendo as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula cumprimentando os alunos e em seguida perguntem como passaram a semana.

- Falem do tema da aula: Os Dons de Poder.

- Dividam a turma em 03 grupos e façam as seguintes orientações:
Grupo 01: ficará com o Dom da Fé.
Grupo 02: com os Dons de Curar.
Grupo 03: com o Dom de Operação de Maravilhas.
Os alunos deverão ler na revista sobre o dom destinado ao seu grupo e apresentarão para a turma a definição desse dom com 02 referências bíblicas.

- Observem atentamente as apresentações dos grupos e posteriormente acrescentem outras informações sobre os Dons de Poder.

- Para finalizar a aula utilizem a dinâmica “Semente da Fé”.