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terça-feira, 26 de julho de 2011

Lição 05: O Reino de Deus através da Igreja

Jovens e Adultos - A Missão Integral da Igreja
Lição 05: O Reino de Deus através da Igreja
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula cumprimentando os alunos e perguntem como passaram a semana.

- Falem do tema da lição: O Reino de Deus através da Igreja.

- Em seguida, utilizem a dinâmica: Ação-reflexão-ação, que proporcionará a condução do conteúdo proposto.

- Acrescentem outras informações sobre o tema da lição.

- Para concluir aula, leiam o texto “O Reino de tudo ao contrário”. Este texto possibilitará a retomada do  tema sobre os valores do Reino de Deus.

Dinâmica: Ação-Reflexão-Ação

Objetivo: Refletir sobre as ações da Igreja como representante do Reino de Deus na terra.

Material: Figura de uma igreja, 01 cartolina, 01 pincel atômico ou marcador para quadro branco.

Procedimento:
- Coloquem, no quadro ou cartolina, a figura de uma igreja e façam um círculo grande, bem próximo a extremidade do quadro ou cartolina.
- Falem que esta figura vai representar a Igreja, embora saibamos que o prédio em si mesmo não se configura como Igreja de Cristo, que é formada por pessoas que aceitaram a mensagem do Reino de Deus. Mas, aqui nesta dinâmica, se constituirá como algo figurativo da igreja como representante do Reino de Deus na terra.
- Então, perguntem: Quais os valores do reino que a Igreja pode e deve expressar nesta sociedade?
Aguardem as respostas. Escreva-as dentro do círculo. Exemplo de respostas, contidas na lição:
Evangelização, pregação Cristocêntrica, obras sociais, comunhão.
- Leiam:
Mt 28.19 e 20 – Evangelização
I Co 2.2 – Pregação Cristocêntrica
Tg 2. 15 e 16 – Obras sociais
Jo 13. 34 e 35, At 2.42 – Comunhão
- Reflitam sobre a atuação da Igreja em cada indicação, por exemplo:
Evangelização: Temos evangelizado? Quais as ações empreendidas pela Igreja para a propagação do evangelho?
Pregação: Qual o teor das pregações: é Jesus, o salvador? A pregação tem sido prioridade nos cultos?
Obras sociais: Quais as obras sociais desenvolvidas pela Igreja? São pontuais ou sistemáticas? O que temos feito?
Temos sido, enquanto parte integrante da Igreja, representantes dos valores do Reino? O que nos falta?
- Para concluir, leiam: I Pe 2.9.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: O Reino de tudo ao contrário


             Era uma vez um rei que reuniu todos os seus sábios para discutir a organização do seu reino que estava crescendo muito. Queria escrever uma constituição que regesse todos os cidadãos e fosse a Lei Magna. Queria códigos para o comércio, trânsito, construções, agricultura, uma lei que controlasse a moeda, o dinheiro e os impostos. O rei desejava que o seu reino fosse o mais organizado e assim não houvesse nenhum problema. Para tanto, enviou seus sábios para correrem todos os reinos da terra para verificarem a organização de outros países. A comitiva era enorme e cada um carregava nos lombos de seus animais grande quantidade de papéis para fazerem as anotações do que vissem pelo caminho e nos reinos que visitassem.
                Um dos sábios, chamado Bartimeu, foi designado para o oriente e, lá chegando, encontrou um rei idoso que lhe falou a respeito de um reino perfeito. Ele contou que quando era jovem, juntamente com dois outros reis, seguira uma estrela que levara até uma manjedoura. Ali encontraram, conforme a profecia, uma criança recém-nascida que trazia no seu semblante a glória de Deus.
                Contou também que trinta anos se passaram desde então e que agora o menino havia se tornado homem e ensinava sobre o tal reino. Assim, o velho rei insistiu para que este sábio fosse até a terra de Israel e procurasse aprender com Jesus, as tais leis deste reino perfeito. Como poderia ser esse reino de Deus? Como seriam suas leis, sua forma de governar?
                Quando finalmente chegou lá, não foi difícil encontrar Jesus. Logo, o sábio maravilhado pode claramente confirmar tudo o que ouvira a Seu respeito. Por longo tempo, o homem acompanhou tudo que Ele falava. Com muita tristeza viu chegar o dia de voltar para seu reino, mas estava alegre por poder compartilhar com seus irmãos tudo que havia aprendido.
                Quando todos os sábios haviam voltado para o reino, o rei promulgou uma grande assembléia para que fossem discutidos os relatórios que cada um deles trazia. Um por um começou a abrir os livros com infindáveis anotações. Eram leis e mais leis.
                Quando enfim chegou a vez do sábio Bartimeu, sua primeira frase despertou em todos uma gargalhada, pois ele disse que trazia as leis de um reino perfeito e que o chamava de “O REINO DE TUDO AO CONTRÁRIO”.
                - O reino do qual estou falando – disse Bartimeu – embora pareça estranho à primeira vista, é na verdade perfeito, sem qualquer defeito. Nos reinos que meus irmãos sábios diligentemente procuraram, encontraram muitas leis, mas encontraram também injustiças, pobreza, tristeza e toda sorte de miséria. No reino de tudo ao contrário não há nada disso.
                O rei ficou muito curioso e pediu que Bartimeu se explicasse sem mais delongas. E assim o sábio passou a explicar que as leis daquele reino eram completamente diferentes das leis dos homens.
                - Quanto à constituição do reino era de tudo ao contrário, dizia: “Aquele que é maior que sirva ao menor”.
                - Quanto à lei das finanças, dizia: “É dando que se recebe”. Esta lei deveria ser aplicada inclusive nas relações econômicas e na agricultura.
                - Quanto ao pagamento de impostos: “Daí a César o que é de César e daí a Deus o que é de Deus”.
                - Quanto à lei social: “O menor é o maior, o último é o primeiro. O fraco é forte. Todo aquele que se humilha será exaltado”.
                - Finalmente com relação ao trânsito e demais relações humanas: “Fazei aos outros, tudo que quereis que vos façam”.
                Todos os sábios e o rei acharam essas palavras maravilhosas, mas infelizmente não tiveram fé para pô-las em prática. Assim de cada país copiaram e adaptaram muitas leis. Fizeram muitas outras e até hoje estão fazendo mais e mais. Porém, o reino continua com os mesmos problemas e outros se agravaram.
                Ora, é tão impossível que algum um reino deste mundo adote as leis do Reino de Deus? O único lugar em que ele pode existir, então, é dentro de cada um de nós, quando nos é revelado pelo Espírito Santo. Nesse momento, se assume uma nova cidadania e se encontra a justiça, a paz, alegria que os homens e suas leis não têm.
Autor desconhecido.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Lição 04: A Comissão Cultural e a Grande Comissão

Jovens e Adultos - A Missão Integral da Igreja
Lição 04: A Comissão Cultural e a Grande Comissão
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula cumprimentando os alunos e perguntem como passaram a semana. Procurem criar vínculos afetivos com os alunos.
- Falem do tema da aula: A Comissão Cultural e a Grande Comissão. Procurem, neste momento, estabelecer definição destes dois termos, através das respostas dos alunos. Procurem sempre promover situações nas quais os alunos possam participar, dessa forma haverá maior aprendizagem, integração.
- Trabalhem o item II e o III da lição. Leiam o texto: “Conte somente a História”. Este texto proporcionará a reflexão do objeto maior da evangelização: a mensagem de Salvação.
- Em seguida, escrevam no quadro ou levem já escrito ou digitado a seguinte frase: O Pacto de Lausanne. Então, perguntem: O que vocês sabem sobre isto? O que este pacto tem a ver com a lição? Certamente muitos alunos não vão responder a contento, tendo em vista haver poucas informações circulantes sobre o evento e o pacto. Aproveitem e falem sobre o assunto e também trabalhem o conteúdo contido no item I da lição. Abaixo algumas informações sobre este pacto.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Resgate”.
Tenham uma excelente e produtiva aula.

Pacto de Lausanne

Lausanne, na Suíça, é o lugar em que ocorreu o Congresso Internacional em 1974, no qual líderes cristãos de 150 países compareceram, e daí surgiu o Lausanne Committee for World Evangelization (Comitê de Lausanne para a Evangelização Mundial). Nesse congresso foi estabelecido um pacto que foi assinado por 2.300 evangélicos,comprometendo-se a ir mais a fundo no compromisso com a evangelização mundial. Desde então o pacto tem sido uma referência para igrejas e missões.
“Nós, membros da Igreja de Jesus Cristo, procedentes de mais de 150 nações, participantes do Congresso Internacional de Evangelização Mundial, em Lausanne, louvamos a Deus por sua grande salvação, e regozijamo-nos com a comunhão que, por graça dele mesmo, podemos ter com ele e uns com os outros. Estamos profundamente tocados pelo que Deus vem fazendo em nossos dias, movidos ao arrependimento por nossos fracassos e dasafiados pela tarefa inacabada da evangelização. Acreditamos que o evangelho são as boas novas de Deus para todo o mundo, e por sua graça, decidimos a obedecer ao mandamento de Cristo de proclamá-lo a toda a humanidade e fazer discípulos de todas as nações. Desejamos, portanto, reafirmar a nossa fé e a nossa resolução, e tornar público o nosso pacto”. Abaixo os 15 artigos deste pacto.
1. O Propósito de Deus
2. A Autoridade e o Poder da Bíblia
3. A Unicidade e a Universalidade de Cristo
4. A Natureza da Evangelização
5. A Responsabilidade Social Cristã
6. A Igreja e a Evangelização
7. Cooperação na Evangelização
8. Esforço Conjugado de Igrejas na Evangelização
9. Urgência da Tarefa Evangelística
10. Evangelização e Cultura
11. Educação e Liderança
12. Conflito Espiritual
13. Liberdade e Perseguição
14. O Poder do Espírito Santo
15. O Retorno de Cristo
Fonte: www.apaixonadopormissoes.blogspot.com Utilize-o para aprofundar a pesquisa sobre o tema.

Dinâmica: O Resgate

Objetivo: Exemplificar o ato de evangelizar e refletir sobre os resultados.

Material: Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
              TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).


Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam aos alunos deste grupo para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que os seus componentes coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que os membros grupo 01, com suas lanternas acesas, cheguem até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverão retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo.Reflitam ainda sobre os resultados da evangelização. Leiam Rm 10.14.
Por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Conte Somente a História!

            O personagem principal do filme "Up Close and Personal" é um jornalista de TV que morre tentando fazer uma história em um dos lugares perigosos do mundo. Depois da sua morte, ele é lembrado por ter dito: “Eu antes achava que fazer uma reportagem era sobre a glória. Mas eu estou aqui por uma única razão – para contar a história”.
            Em Atos 8, lemos que os cristãos de Jerusalém foram dispersos para o estrangeiro para escapar da perseguição. Em todos os lugares onde foram, eles pregaram a mensagem de Cristo (v.4). Saulo, o seu perseguidor, mais tarde se converteu e se tornou um apóstolo. No final da sua vida, Saulo, também, conhecido como Paulo, decidiu ir a Jerusalém, onde sabia que iria ser perseguido. Mas ele permaneceu irredutível, declarando que o seu propósito era o de “dar testemunho do evangelho da graça de Deus”(At 20;24).
            Deus chama pessoas para que falem das Boas Novas de Jesus àqueles que ainda não O conhecem. Em seu livro A Conversão da Igreja, Samuel Shoemaker afirma: “A necessidade é a fome do coração humano. O suprimento é a graça de Deus. Nós somos somente distribuidores”. Mas nós não trabalhamos sozinhos ou meramente com a energia humana. Deus está fazendo a Sua obra através de nós (Fl 2.13).
            Quando você testemunhar de Cristo, faça-o com amor e humildade – motivado(a) pelo desejo de glorificá-Lo, e não de glorificar a si mesmo. Nós estamos aqui apenas para contar a história. Joanie yoder
Fonte: Nosso Pão Diário

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Lição 03: A Vida do Novo Convertido

Jovens e Adultos - A Missão Integral da Igreja
Lição 03: A Vida do Novo Convertido
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula cumprimentando os alunos e perguntem como passaram a semana.

- Falem do tema da aula: A Vida do Novo Convertido.

- Retomem o tema da aula anterior, falando que os novos convertidos são aqueles que aceitaram a mensagem do Reino de Deus e como novos integrantes precisam de orientações, cuidados e dos primeiros rudimentos da Palavra de Deus, sendo considerados “meninos” necessitando de leite(Hb 5.12 e 13). O cuidado com o recém convertido faz parte da Missão Integral da Igreja(tema do trimestre).

- Trabalhem o conteúdo dos itens da lição.

- Solicitem a pelo menos 03 alunos para que contem, de forma rápida, como aconteceu sua conversão , como foi seu período de adaptação à Igreja como novo convertido e as transformações que aconteceram em sua vida.

- Para finalizar a aula utilizem a dinâmica: Plantado em Boa Terra. Há ainda outra alternativa, a utilização da dinâmica “Livro das Vidas Transformadas” já postada neste blog, procurar na categoria “Dinâmicas”.

Dinâmica: Plantado em Boa Terra


Objetivo: Refletir sobre os cuidados com a vida espiritual dos novos convertidos e de si mesmo.

Material:  ½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.

Procedimento:
- Iniciem lendo a parábola do Semeador(Mc  4. 3 a 8, 20).
- Falem: vocês receberam a semente em seus corações, escutando a palavra de Deus e aceitando a proposta de ingresso no Reino de Deus.
- Falem ainda que no Salmo 01.2, o justo é comparado a uma “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria...”
- Distribuam para os alunos a metade de papel ofício e solicitem que desenhem uma árvore com as raízes a mostra, conforme modelo ao lado.
- Peçam para que escrevam em que eles estão firmados, na parte onde estão as raízes, por exemplo: na Palavra de Deus, em Jesus etc.
- Falem: Após o Novo Nascimento, o crente deve buscar maturidade espiritual, firmeza de fé, que obtemos através do estudo da Bíblia, comunhão com o Senhor, oração e obediência a Sua Palavra. Esse cuidado deve ser observado pela Igreja com os novos convertidos.
- Para concluir, perguntem: Como estão suas raízes? Rasas ou profundas? Estão frutificando? Peçam aos alunos para que guardem o desenho e pelo menos uma vez por mês deem uma olhada nele e reflitam sobre sua “árvore espiritual”.
Por Sulamita Macedo.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Lição 02: A Mensagem do Reino de Deus


Jovens e Adultos - A Missão Integral da Igreja
Lição 02: A Mensagem do Reino de Deus
Professoras e professores, para esta lição faço as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana.
 
- Falem do tema da aula: A Mensagem do Reino de Deus.

- Leiam o texto “Efeito Inesperado”. Este texto vai proporcionar a reflexão sobre a mensagem do Reino de Deus  e seus efeitos na vida de quem ouve e aceita.

- Para trabalhar o tema em estudo, sugiro a dinâmica: Passaporte.

Tenham uma proveitosa aula.

Dinâmica: Passaporte


Objetivo: Oportunizar estudo sobre a mensagem do Reino de Deus, a  forma de ingresso e permanência nele.

Material: Bíblia Sagrada.

Procedimento:
- Perguntem: Qual a forma de ingresso para o Reino de Deus?
- Aguardem as respostas.
- Resuma as respostas com a leitura de Jo 3. 3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”.  Então, digam este é o passaporte para a entrada no Reino de Deus.
- Acrescentem que a mensagem do reino proclama o arrependimento (Mc 1.15)” ... O tempo está cumprido e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”.
- Falem que o visto de permanência no Reino de Deus ocorre com a observância dos princípios deste reino. Leiam  com os alunos as bem-aventuranças (Mt 5.3 a 11) de forma compartilhada, para dinamizar a leitura.
- Leiam também  Gl 5. 22. Falem também que no Fruto do Espírito, encontramos outros valores para serem exercitados pelos integrantes do reino.
- Leiam ainda:
“Produzi pois frutos dignos de arrependimento” (Mt 3.8).
"Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado (Jo 15. 2,3).
"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora..." (Jo 15:4-6).
- Para concluir, falem da necessidade da divulgação da mensagem do Reino de Deus para que outros sejam resgatados do reino das trevas.
Por Sulamita Macedo.