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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lição 01: Quando a Crise Mostra a sua Face

Jovens e Adultos - Neemias: Integridade coragem em tempos de crise
Lição 01: Quando a Crise Mostra a sua Face
Professoras e professores, para esta lição e panorâmica do trimestre, apresento as seguintes sugestões:

1 - Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana, apresentem os visitantes e observem quem são os alunos faltosos e procurem, posteriormente, entrar em contato com eles.

2 - Falem que antes de iniciar o estudo da lição 01, é necessário fazer uma panorâmica do trimestre, para isto apresento as indicações abaixo, que deverá ser realizada de forma objetiva:
- Apresentem o tema: Neemias – Integridade e coragem em tempos de crise.
- Perguntem: O que a figura da capa da revista tem a ver com o tema?
Espera-se que os alunos falem sobre a reconstrução dos muros de Jerusalém.
- Falem sobre o comentarista: Pastor Elinaldo Renovato de Lima. Na “Interação” da lição 01, vocês encontram informações sobre ele. Seria interessante, também mostrar uma foto do Pastor Elinaldo.
- Apresentem as 13 lições, lendo o título de cada uma, de forma alternada: vocês iniciam e os alunos falam a seguinte.

3 – Agora, comecem o estudo da lição 01: Quando a Crise Mostra a sua Face.
- Façam um breve “caminhar” pelo livro que servirá de fonte de consulta, então solicitem que os alunos abram a Bíblia. Vocês devem apresentar as partes principais do livro de Neemias por bloco de capítulos. Ao final, estimulem os alunos para que leiam este livro, durante estes primeiros 13 dias do trimestre.
- Façam uma linha do tempo, com uma breve retrospectiva histórica dos fatos que levaram o povo de Israel à crise que estavam vivenciando.
Para isto, utilizem um quadro ou cartolina. Façam uma linha, coloquem as datas principais e à medida que forem narrados os acontecimentos, vocês pregam os fatos já digitados(veja o item I da lição).
- Quando vocês estiveram trabalhando sobre o item II da lição, isto é, sobre a biografia de Neemias e falarem sobre o significado do nome desse personagem bíblico, sugiro que vocês façam uma surpresa para os alunos, entregando para eles um papel ou cartolina colorida, contendo o significado do nome deles, por exemplo:
Sulamita
Que possui a perfeição
A preferida de Salomão

Para isto, é importante que vocês saibam os nomes dos alunos e procurem com antecedência em sites de pesquisa o significado de cada nome.

- Ao término do item III e para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Líder em oração”.

Observação: Divulguem para os colegas professores do Discipulado I e II que eles também podem encontrar orientações para estas lições no Blog Atitude de Aprendiz.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Líder em Oração


Objetivo: Refletir sobre a importância da oração intercessória realizada pelo líder.

Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
01 caixa, uma sacola ou um envelope.

Procedimento:
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno e solicitem que escrevam de um lado do papel um motivo de oração pessoal e do outro lado uma necessidade de oração coletiva.
- Peçam para que os alunos coloquem os pedidos de oração na caixa, sacola ou envelope.
- Leiam:
“Admoesto-te pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens”.  I Tm 2. 1
 “Rogo-vos irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus”. Rm 15.30.
“E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”. Ne 1.4         
“Ah! Senhor, estejam pois. Atentos os teus ouvidos à oração do teu servo...” Ne 1. 11
- Em seguida, façam uma oração intercessória por seus alunos e afirmem que continuarão orando por eles.
Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lição 13: A Plenitude do Reino de Deus


Jovens e Adultos - A Missão Integral da Igreja
Lição 13: A Plenitude do Reino de Deus
Professoras e professores, para a lição 13 e conclusão do trimestre, apresento as seguintes sugestões:

- Costumeiramente, para iniciar a aula, oriento para que vocês cumprimentem os alunos, perguntem como passaram a semana. Vocês percebem a importância desse momento? Procurem também saber quem são os aniversariantes da semana. Não se esqueçam de apresentar os visitantes e entrar em contato com os alunos ausentes. Dessa forma, vocês estão criando e/ou solidificando vínculos e estreitando relacionamento com os alunos.

- Falem que nesta aula será abordado o tema “A Plenitude do Reino de Deus” e também será realizado o fechamento do trimestre.
 
- Falem que vivemos hoje na esperança da manifestação final do Reino de Deus. Nesse caminhar no reino, a Bíblia nos admoesta a cultivar a “bendita esperança”. Leiam Tt 2. 11 e 12.

- Após o estudo dos itens I e II da lição, utilizem a dinâmica “Estrela Verde”.

- Trabalhem o item III da lição. Para este item, oriento a utilização de um mapa escatológico. Procurem ser objetivos para explanação desse item.

- Para conclusão do trimestre, utilizem a dinâmica “Acendendo as ideias”.

Professoras e professores, organizem seu tempo para planejar a aula durante a semana. Preparem-se para ministrar a aula. Não improvisem!

“Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel”. I Co 4.2

Ao planejar a aula, lembrem-se que as lições são elaboradas para um grande número de pessoas. Sendo assim, é extremamente importante a contextualização do tema da aula para o tipo de aluno que você tem. Para isto, é necessário que vocês conheçam o perfil dos seus alunos e façam a aplicação do tema para a vida deles e dessa forma a aprendizagem será mais significativa.


Tenham uma produtiva aula!

Dinâmica: Acendendo as Ideias


Objetivo: Realizar conclusão de estudo de um tema de forma rápida.

Material: 01 caixa de fósforos, com palitos longos.

Procedimento:
- Falem que estamos concluindo mais um trimestre de estudo, desta feita sobre a “Missão Integral da Igreja – Porque o Reino de Deus está entre vós”.
- Perguntem: O que aprendemos sobre este tema?
- Apresentem a caixa de fósforos, retirem um palito, acenda-o e falem que enquanto cidadãos do reino somos luz.
- Agora retomem a pergunta e solicitem que os alunos expressem o que aprenderam. Para isto, entreguem 01 palito de fósforo para cada aluno. Um  aluno de cada vez acenderá o palito de fósforo e, enquanto estiver aceso,  expressará algo que aprendeu durante as aulas.
Observação:
- O fato do palito se apagar não quer dizer que a pessoa deixou de ser luz.
- Falar enquanto o palito está aceso tem a intenção de abreviar o tempo para cada aluno exprimir seu pensamento, além de proporcionar a participação de todos.
- Finalizem fazendo alguns acréscimos sobre o tema estudado e leiam: Mt 5. 13 a 16, Rm 12. 1 e 2, II Tm 3. 16 e 17.
Ideia original desconhecida do uso do palito de fósforo para conclusão de um tema
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

Dinâmica: Estrela Verde


Objetivo: Refletir sobre a esperança diante das adversidades.

Material: texto para oito pessoas, 06 estrelas( 01 branca, 01 prateada, 01 dourada, 01 vermelha, 01 verde e 01 azul) e estrelas verdes para cada aluno da classe.

Procedimento:
- Escolham 08 pessoas e distribuam o texto abaixo para cada uma: 06 pessoas para representar as estrelas, 01 para representar o anjo e 01 para ser o narrador.
- Orientem para a sequencia das falas. Se houver tempo, antes da apresentação, passe a fala de cada personagem.
Narrador: Havia milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, douradas, vermelhas, azuis... Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram:
(6 pessoas entram segurando estrelas nas cores branca, prateada, dourada, vermelha, verde e azul)
Estrela 1:Senhor Deus, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.
Narrador: Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequeninas, como são vistas e podem descer à Terra.
(As pessoas com as estrelas saem)
Narrador:  Conta-se que naquela noite, houve uma linda noite de estrelas. Algumas se alinharam nas torres altas das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos, outras se misturavam nos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada. Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.
(Cinco pessoas com as estrela entram, com exceção da verde)
Narrador: Por que vocês voltaram? Perguntou Deus à medida que elas chegavam ao céu.
Estrela 2: Senhor, não foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e violência. Muita maldade e injustiça...
Narrador: E o Senhor lhes disse: Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que cai, daquilo que morre, onde nada é perfeito. O céu é o lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece.
Narrador: Depois que chegaram todas as estrelas, conferindo seus números, Deus falou: Mas está faltando uma estrela, perdeu-se no caminho? E um anjo que estava perto respondeu:
Anjo: Não Senhor, ela resolveu ficar entre os homens. Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há o limite, aonde as coisas não vão bem, onde há luta e dor...
Narrador: Mas que estrela é essa? Perguntou o Senhor.
Anjo: É a ESPERANÇA, Senhor. A estrela verde. A única estrela desta cor.
Narrador: E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só. Havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.
( A Esperança entra e entrega uma estrela verde para cada participante)
Para concluir leiam: "Bem-Aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no Senhor, seu Deus. " Sl 146.05

Autor Desconhecido - Texto adaptado para dinâmica por Sulamita.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Lição 12: A Integridade da Doutrina Cristã

Jovens e Adultos - A Missão Integral da Igreja
Lição 12: A Integridade da Doutrina Cristã
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Observem neste momento inicial se há alunos que estão precisando de uma conversa  particular e/ou de oração. Apresentem os visitantes.
Observação: Após a realização da chamada, é interessante pedir aos secretários os nomes dos alunos faltosos e durante a semana procurem entrar em contato com eles. Para tanto, é necessário a organização de uma lista nominal  dos alunos,  com telefone, e-mail e aniversário. É importante que os professores falem para a classe os nomes dos aniversariantes da semana. Vocês poderão ainda entregar um cartão, felicitando-os por mais um ano de vida e/ou entregar uma lembrancinha, conforme as condições do grupo. 
 
- Falem do tema da aula: A Integridade da Doutrina Cristã.

- Procurem definir os vocábulos “Integridade” e “Doutrina” e a expressão “Doutrina Bíblica”. Então, perguntem o que o aluno já sabe. Só então, vocês acrescentarão outras informações e corrigirão as ideias iniciais se necessário.

- Utilizem a dinâmica: Em Revisão!

- Vocês também podem utilizar uma das dinâmicas citadas abaixo, que já foram postadas neste blog na categoria “Dinâmica”: “Tesouro Escondido”, ”O Guia”  ou “Verdadeiro ou Falso?”

- Concluam a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam nesta lição, utilizando frases objetivas e que não poderão ser repetidas, isto é, cada aluno deverá apresentar uma informação diferente.
                                                                                                                                                                                                                     Professoras e professores! Preparem-se para ministrar as aulas, evitem a improvisação. Planejem a aula!
“Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” Lucas 14.28

Parafraseando o versículo, eu perguntaria: Qual de vós, professoras e professores, não se assenta primeiro para planejar a aula, para ver que conteúdos são mais importantes e que metodologia vai utilizar na aula da EBD, atendendo os objetivos e especificidades de sua turma?

Tenham uma produtiva aula!

Dinâmica: Em Revisão!

Objetivo: Analisar nossas ações tendo como paradigma a doutrina bíblica.

Material: 01 caixa, 01 tesoura, 01prego, 01 lixa, 01 chave, 01 cotonete.

Procedimento:
- Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por exemplo:

 
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.

- Agora, perguntem: “O que cada objeto pode representar na vida cristã, quanto à aplicação da doutrina bíblica?”
Exemplos/referência bíblica:

Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
“Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. II Tm 3. 16 e 17.
“Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”. Jo 15.2
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que já em Cristo Jesus”. II Tm 3. 14 e 15.
“E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração”. Dt 6.6
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
“Abstende-vos de toda a aparência do mal. E  o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito , e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irreprensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. I Ts 5. 22 e 23.
Chave: Abrir espaço para a Palavra de Deus. Fechar  espaço para doutrinas anti-bíblicas.
“Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite”. Sl 1.2.
“Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas...” Hb 13.9a
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar a Palavra de Deus.
“Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas , tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”. II Tm 4. 3 e 4.
“Bem-aventurado aquele que lê e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. Ap 1.3.

- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios de estarmos atentos aos ensinos bíblicos, gerando vida e frutos no reino de Deus.
Por Sulamita Macedo.