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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Lição 06: Neemias Lidera um Genuíno Avivamento


Jovens e Adultos - Neemias: Integridade e coragem em tempos de crise
Lição 06: Neemias lidera um genuíno avivamento
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês mantenham contato com eles, através de telefone ou email, durante a semana.
Vocês estão fazendo isto? Compreendem a importância desse ato?

- Falem que a lição vai tratar sobre avivamento, através da leitura e ensino da Palavra de Deus.

- Trabalhem o conteúdo da lição.
 
- Distribuam para os alunos um esquema de leitura da Bíblia.

- Leiam o texto “Uma Paixão pela Palavra” e enfatizem a importância do ensino e da leitura  da Palavra de Deus e seus resultados para o cristão. 

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica: Estudante Nota 10.

Tenham uma produtiva aula!

Divulguem para os professores do Discipulado I e II que eles poderão encontrar subsídios pedagógicos para estas lições no blog Atitude de Aprendiz.

Dinâmica: Estudante Nota 10

Objetivo: Estimular o hábito de estudo da Palavra de Deus.

Material: Papel e caneta para anotações.

Procedimento:
1 - Perguntem: Como vocês se organizam para ler e estudar a Bíblia? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou cartolina.
2 - Analisem as respostas, questionando se dessa forma está havendo boa assimilação da leitura.
3 - Falem: Vamos ver agora algumas ações importantes para que haja maior aproveitamento da leitura e estudo da Palavra de Deus.
- Planeje o que vai estudar e siga cuidadosamente seu planejamento.
- Organize um horário fixo de estudo, crie uma rotina diária. “Persiste em lê...” I Tm 4.1.
- Procure um local de estudo com iluminação adequada e tranqüilo, onde não circulem pessoas, onde haja silêncio(desligue a TV, rádio, MP3, celular).
- Procure manter o foco de sua atenção na leitura, não se distraia.
- Tenha perto de você o que vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta, Bíblias, dicionário etc.
- Evite ler deitado, o mais adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer anotações.
- Leia de preferência durante o dia.
- Leia o texto em voz alta e depois procure escrever as ideias principais.
- Organize uma pasta ou fichário com suas anotações e dúvidas.
- Realize pesquisas em livros, revistas e sites confiáveis. “Examinai tudo. Retende o bem”. I Ts 5.21.
- Leiam: “Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifestado a todos”. I Tm 4.15
- Para finalizar, distribuam uma bala de mel e leiam: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca”. Salmo 119.103.
Dinâmica elaborada por Sulamita Macedo.

Texto de Reflexão: Uma Paixão pela Palavra

                A Bíblia – quanto você sabe dela e a compreende? Parece  ser esmagadora? Você acha que é tarde demais na vida para estudá-la seriamente?
                Veja a história de Cyrus. Apesar dos seus pais serem cristãos, ele não tinha muito tempo para a Bíblia. Estava sempre interessado em Shakespeare e em História. Quando tinha 12 anos de idade, ele já havia estudado todo o percurso da civilização humana. Mas e a Bílbia? Não estava interessado nela.
                Cyrus cresceu e se tornou um respeitado advogado. Quando tinha 36 anos, um amigo veio ao seu escritório e perguntou-lhe por que não era um cristão. Esta conversa o levou a fé em Jesus Cristo.
                Compreendendo que não sabia quase nada da Bíblia, Cyrus estava determinado a conhecer melhor a Palavra de Deus, mais do que outra coisa. Em breve, ela se tornou para ele “mais doce que o mel”(Salmo 119.103). Trinta anos mais tarde, em 1909, foi publicada a Bíblia Scofield de Referências. O grande trabalho de Cyrus Ingerson Scofield estava completo.
                Será que todos nós temos que renunciar tudo mais na vida para estudar a Bíblia por tempo integral? Claro que não. Mas precisamos reconhecer que um estudo consciente da Palavra de Deus é uma parte vital do nosso crescimento como cristãos. É a forma de aprendermos o que Deus quer de nós e a forma de conhecer o próprio Deus.
 Dave Branon
Fonte: Nosso Pão Diário(09.03.2003)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Lição 05: A Conspiração dos Inimigos de Neemias


Jovens e Adultos - Neemias: Integridade  e coragem em tempos de crise
Lição 05: A Conspiração dos inimigos contra Neemias
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês mantenham contato com eles, através de telefone ou email, durante a semana.
 
- Falem do tema da aula: A Conspiração dos Inimigos contra Neemias.

- Trabalhem o conteúdo dos itens da lição.

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “A Construção II”.

Tenham uma excelente aula!

Divulguem para os professores do Discipulado I e II que eles poderão encontrar subsídios pedagógicos para estas lições no blog Atitude de Aprendiz.

Dinâmica: A Construção II


Objetivo: Refletir sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida espiritual.

Material:
- Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.
- Texto: Construa Sabiamente a casa da sua vida.

Procedimento:
1 - Falem: Neemias e o povo judeu reconstruíram os muros de Jerusalém e colocaram suas portas para promover segurança para as pessoas daquela cidade.
2-  Perguntem: Como está a construção da sua vida espiritual? Como você tem se defendido das ameaças externas e internas?
3 - Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua vida”.
“Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou.        Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
                Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:
                - Esta casa é sua, é meu presente para você como prova de gratidão.
                Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa feita de qualquer maneira.
Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autor desconhecido.
4 - Falem: Neemias enfrentou opositores à obra que esta realizando, isto é, ele estava sofrendo ameaças externas, alheias a sua vontade. Mas, muitas vezes, nós estamos contribuindo para que o muro e as portas de nossa vida espiritual não estejam com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.
5 - Coloquem no quadro as figuras, uma de cada vez, e perguntem o que representa cada figura na construção da nossa vida espiritual.
Sugiro que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração, a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito etc.
6 - Lembrem - se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam Ne 6.1 “Eu tinha edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”.
7 – Para concluir, leiam: "Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27
Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Lição 04: Como Enfrentar oposição à Obra de Deus

Jovens e Adultos - Neemias: Integridade e coragem em tempos de crise
Lição 04: Como Enfrentar oposição à Obra de Deus
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês mantenham contato com eles, através de telefone ou email, durante a semana.
- Falem do tema da aula: Como enfrentar oposição à obra de Deus.

- Utilizem a dinâmica “Mala sem Alça” para condução do estudo desta lição.

Tenham uma excelente e produtiva aula!


Apresento algumas recomendações para um melhor desenvolvimento de suas aulas:
01 - Seja exemplo do que ensina.
02 - Conheça o que vai ensinar.
03 - Prepare a aula com antecedência. Não improvise!
04 - Apresente informações diferentes e interessantes sobre o tema.
05 - Aborde o tema com segurança, clareza e objetividade.
06 - Contextualize o tema da lição com o tipo de aluno ou classe que ensina.
07 - Escolha metodologia adequada e diversificada.
08 - Utilize recursos didáticos variados.
09 - Procure conhecer a importância dos sentidos na aprendizagem.
10 - Promova a participação dos alunos.
11 - Utilize o tempo de aula com o assunto da lição.
12 - Procure entender o processo de transformação física e psicológica dos alunos.
13 - Seja motivado! Ensine com alegria e entusiasmo.
14 - Motive os alunos durante a aula.
15 - Mantenha clima de cordialidade e amizade com os alunos.
16 - Tenha equilíbrio diante de situações difíceis e embaraçosas.
17 - Avalie a aula com os alunos e outro professor.
18 - Realize auto-avaliação.
19 - Utilize vocabulário simples. Ao expressar alguma palavra menos usual, imediatamente fale outra mais comum de mesmo significado.
20 - Movimente-se diante da classe e olhe para todos os alunos.

Dinâmica: Mala sem Alça

Objetivo: oportunizar a reflexão do nosso comportamento diante dos nossos opositores, tendo como exemplo o líder Neemias.

Material: bolsa ou pasta sem alça e pesada, do tipo que a alça pode ser removida.

Procedimento:
- Perguntem: O que significa a expressão “Mala sem alça”?
Mala sem alça: alguém chato, incômodo, inconveniente, perturbador, desagradável.
Enquanto você fala o que significa esta expressão, peça a um aluno para se colocar diante da turma, segurando o objeto sem alça e pesado.
- Continuem perguntando: Na sua vida, há alguém ou algo que pode ser considerado como “mala sem alça”? Como tem sido sua atitude diante dos seus opositores?
- Observem as respostas dos alunos e falem: Nesta lição, podemos considerar Sambalate eTobias como “os malas sem alça” na vida de Neemias e do povo judeu.
- Leiam Ne 4. 1 a 3.
- Depois, perguntem ao aluno que está segurando a bolsa: Está difícil segurar a bolsa?
Se tivesse a alça, seria menos incômodo? Coloquem a alça e perguntem: E agora?
O que significa “colocar a alça”? O meio para melhor conduzir o objeto. Como tem sido sua estratégia diante da situação que está enfrentando?
Em seguida, solicitem para que o aluno se sente.
- Falem: Que tal aprendermos com Neemias sobre este assunto?
- Trabalhem o conteúdo da lição, observando os seguintes pontos:
Qual a acusação?
Como se organizaram os opositores?
A estratégia de Neemias: Oração, vigilância(guarda), ação(reconstrução do muro).
Atitudes relevantes: o líder e o povo unidos com um objetivo único, Neemias não se intimidou nem se abateu, líder entusiasta.
- Para finalizar, falem da importância de observarmos o posicionamento de Neemias diante dos seus opositores. Devemos colocar a alça da mala, isto é, para melhor conduzir a situação, vamos agir como Neemias.
Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lição 03: Aprendendo com as Portas de Jerusalém


Jovens e Adultos - Neemias: Integridade e coragem em tempos de crise
Lição 03: Aprendendo com as Portas de Jerusalém
Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Se houver alunos ausentes, é interessante que vocês mantenham contato com eles, através de telefone ou email.
- Falem do tema da aula: Aprendendo com as Portas de Jerusalém.

- Perguntem: Vocês já estudaram sobre as Portas de Jerusalém? O que sabem sobre isto?
Aguardem as respostas e em seguida iniciem o estudo do tema.

- Esta lição apresenta o estudo de apenas 07 das 12 portas de Jerusalém. Sugiro que vocês trabalhem a simbologia de todas elas. Para complementar, procurem informações, pesquisando em livros e/ou sites confiáveis sobre o tema.

- Para apresentação deste estudo, sugiro que vocês organizem uma tabela com os seguintes itens:

Nome da Porta
Referência
Finalidade da Porta
Simbologia
Referência

Com a utilização dessa tabela, o estudo ficará mais didático. 

- Vocês também podem optar por outra atividade: apresentar o nome de cada porta à medida que for apresentando as informações de cada uma.

- Para ilustração do tema, apresentem um mapa das Portas de Jerusalém.

- Utilizem a dinâmica “Porta”.

- Para finalizar a aula, leiam o texto “O Poder da Porta Negra”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

                        15 de outubro – Dia do Professor
Professoras e professores da EBD, parabéns por exercer a nobre e árdua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Que Deus continue abençoando vocês com ricas bênçãos espirituais.

“Não basta ser professor. É preciso ser mestre na arte de ensinar”.