RSS

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Jovens e Adultos: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
Lição 01: O Valor dos Bons Conselhos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, façam a panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os seguintes pontos:
- Tema: Sabedoria de Deus para uma Vida Vitoriosa – A Atualidade de Provérbios e Eclesiastes
- Capa:
O que vemos?
Um Farol aceso
O que isto tem a ver com o tema?
Um Farol em atividade, iluminando, orientando os navegadores da proximidade de terra. Uma atividade sábia é observá-lo e entender sua orientação para não haver problemas posteriores. Da mesma forma os sábios conselhos, contidos em Provérbios e Eclesiastes, nos orientam e alertam para uma vida vitoriosa.
- Comentarista: Pastor José Gonçalves.
Apresentem informações sobre ele, vejam na interação da lição 01.
Se possível, mostrem uma foto dele.
- Temas das lições do trimestre - apresentem da seguinte forma:
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre os livros de Provérbios e Eclesiastes. Os temas dos conselhos neles contidos a serem estudados estão expressos nos títulos das lições. Vamos conhecê-los?
Então, peçam para que os alunos abram a lição no índice e leiam com eles os títulos das lições.
7 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição 01.
- Falem: A lição de hoje tem como título “O Valor dos Bons Conselhos”.
- Iniciem o estudo da lição 01, perguntando:
Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram eles e quem deu o conselho e vocês aceitaram o conselho?
Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Conselhos”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Texto Pedagógico

Classe para a Terceira Idade: Desafios e Possibilidades

“Existiu no templo de Herodes, rei já Judéia, um sacerdote chamado Zacarias... e cuja mulher... era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor... e ambos eram avançados em idade.” Lc 1. 5 -7
O Brasil foi considerado, até pouco tempo, um país de jovens, porém há aproximadamente três décadas vem emergindo um grupo social formado por pessoas idosas, tendo em vista à melhor qualidade de vida e em consequência a maior longevidade da população. Daí o aparecimento da chamada Terceira Idade, que corresponde à faixa etária igual ou superior a 60 anos.
Os segmentos da sociedade, de um modo geral, têm procurado proporcionar a pessoa idosa condições mais adequadas de vida e prestação de serviços compatíveis às suas características, como também podemos citar a formulação do Estatuto do idoso (Lei no. 10.741 de 01.10.2003), que visa garantir aos idosos melhores condições de vida.
A igreja também deve ter estratégias de inclusão para a Terceira Idade, criando um departamento específico para essa finalidade, organizando eventos como: passeios, viagens, evangelização, chás, comemoração de aniversariantes, palestras e oficinas sobre qualidade de vida da pessoa idosa, serviço voluntário etc. Ainda, ressalto a necessidade de adequação da estrutura física do templo para acessibilidade da pessoa idosa, com adaptação de rampas e banheiros com corrimão, como também a aquisição de cadeira de rodas para condução do idoso com problemas de locomoção, para que possa entrar no templo. A parceria desse departamento com as classes de idosos da Escola Bíblica Dominical (EBD) é de suma importância para melhor integrá-los nestas atividades.
Nesta fase da vida, geralmente, ocorrem vários acontecimentos, como: aposentadoria, perda de cônjuge, problemas de saúde, ausência de visitas de parentes, inatividade, entre outros, que provocam insegurança, ansiedade, baixa auto estima. Daí, a importância de palestras e oficinas que proporcionem melhoria no estado emocional e psicológico da pessoa idosa.
A EBD também deve ter uma ou mais classes para atender a Terceira Idade, nas quais receberão ensinamentos adequados às limitações a que idade lhes impõe, como problemas visuais e auditivos, mobilidade física restrita e ainda a pouca ou nenhuma escolaridade (na maioria dos casos as mulheres, que eram impedidas de frequentar a escola ou serem alfabetizadas, por motivos históricos que não precisa aqui mencioná-los).
A escolha dos professores para a classe da Terceira Idade deve ser criteriosa e deve ter as seguintes características, tanto do ponto de vista pessoal como pedagógico:
- Saber ouvir.
- Ser paciente.
- Respeitar.
- Ser amoroso.
- Articular bem as palavras.
- Falar alto.
- Conhecer as necessidades do idoso no aspecto físico, emocional, familiar e sua história de vida.
- Valorizar o que a pessoa idosa tem a falar e o que sabe, para que se sinta valorizado.
- Conhecer o Estatuto do Idoso.
- Ter disponibilidade de tempo para visitar os alunos.
- Manter contato com a família do idoso.
- Estar integrado ou ter conhecimento das atividades do Departamento da Terceira Idade  e estimular os alunos a participar das atividades promovidas por esse setor.
- Utilizar métodos e acessórios de ensino, adequando-os à turma, observando as características dos idosos. Se for algo para escrever é melhor em dupla ou trio, tendo um alfabetizado no grupo;
- Utilizar material visual adequado na aula, com letras grandes e largas.
- Comemorar com os alunos o Dia Nacional da Terceira Idade (27.09) e o Dia dos Avós (26.07) e as datas de aniversários.
- Orientar os idosos a adquirir a revista da EBD tamanho grande.
- Pesquisar dinâmicas que trabalhem a auto estima do idoso.
As orientações sobre o tema da Terceira Idade na Igreja e na EBD não se esgotam neste texto. Porém, as indicações fornecidas podem ampliar a visão de como trabalhar com a pessoa idosa, de forma que o ensino se torne mais significativo.

Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Concluir estudo sobre o valor dos bons conselhos.
Promover integração entre os elementos do grupo.
Material:
01 quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
¼ de uma folha de papel ofício
Material digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.
Procedimento:
- Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
- Depois, perguntem:
O que vocês acham desta afirmação?
Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
- Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam um conselho ou um provérbio para um dos colegas da classe, que pode ser um provérbio bíblico ou popular.
- Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
Observem se alguém ficou sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta pessoa. Estes conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com antecedência.
- Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
- Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
- Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).

Por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Escolhas que Agradam a Deus
Lição 01: Unidos Venceremos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a união.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A União faz a Força”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A união faz a força
Objetivo: Refletir sobre a união.
Material:
01 rolo de barbante fino
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Entrem também no círculo e mostrem um rolo de barbante fino, daquele tipo que facilmente se quebra.
- Falem: vou passar este rolo de barbante para o aluno da minha direita e ele vai tirar um pedaço de barbante do tamanho que desejar. Isto deve acontecer até que todos tenham um pedaço de barbante.
- Depois, peçam para que os alunos quebrem o barbante em 03 pedaços, sem dobrá-lo.
- Agora, peçam para que unam os 03 pedaços e tentem quebrá-lo.
- Observem as tentativas, certamente alguns não conseguirão e outros terão dificuldade, mas vão conseguir.
- Então leiam: “... o cordão de 03 dobras não se quebra tão depressa” Ec 4.12b.
- Em seguida, falem sobre a importância da união.
- Agora, peçam para que todos os alunos unam apenas 01 parte do barbante aos dos colegas. Peçam para que alguns alunos tentem quebrá-lo.
- Reforcem a ideia da união, pois juntos venceremos.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Atleta Cristão
Lição 01: Bem-vindo à Equipe de Cristo

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a Equipe de Cristo.
- Introduzam o estudo do tema, através da dinâmica “Também faço parte desta equipe”.
- Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Também faço parte desta Equipe
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o ingresso na equipe de Cristo.
Material:
Material necessário para as atividades de competição a escolha dos professores
Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos
- falem que haverá uma competição entre as duas equipes.
- Orientem os grupos para escolher um líder e o nome da equipe.
- Comecem a realizar as atividades de competição ou recreação, registrem os pontos de cada equipe.
Observem como o líder se comporta em relação aos colegas e vice-versa.
As atividades de competição vocês escolham antecipadamente para organizar o material necessário.
- Após o término das atividades, anunciem a equipe vencedora.
- Falem que aqui há duas equipes, uma ganhadora e outra que perdeu. Mas há uma equipe que nunca perde – a equipe de Cristo.
- Então, introduzam o estudo do tema da lição, sempre se reportando as equipes da classe, as atitudes dos seus líderes e componentes, relacionando-as a equipe de Cristo, o líder Jesus e os alunos como seus componentes.

Por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 1: O Cuidado com as influências dos meios de comunicação
Lição 01: Influências dos Meios de Comunicação

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre as influências dos meios de comunicação.
- Em seguida, trabalhem sobre a comunicação hoje e ontem através do vídeo do YouTube “Meios de comunicação – sua evolução”, com 5.25 minutos. Vejam no link abaixo:
Reflitam sobre a intenção dos produtores do vídeo fazendo a diferença na 1ª parte com figuras que aparecem lentamente e música também lenta e a 2ª parte, marcada com música rápida e figuras que aparecem também com rapidez.
- Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando a dinâmica “Você Compartilha?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Você Compartilha?
Objetivo: Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.
Material:
Envelopes
Nomes e expressões digitados
Procedimento:
- Entreguem os envelopes fechados para dois alunos com as seguintes palavras ou expressões(07 para cada aluno):
Consumo
Moda
Culto ao corpo
Mensagens subliminares
Informação
Rápida comunicação
Influência de seitas
Tempo excessivo diante da TV e Internet
Falta de tempo para conversar
Pouco ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização através da mídia
Indução a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas de TV e sites inadequados
- Peçam para um aluno de cada vez abra os envelopes e leia o conteúdo somente para ele.
O professor pergunta: Você compartilha?
- O aluno deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
- O professor deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
- Falem: Vamos ver agora o que os colegas(falem os nomes deles)  compartilham e não compartilham.
Peçam para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
- Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem que estes temas serão abordados no decorrer do trimestre.

Por Sulamita Macedo. 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Jovens e Adultos: Filipenses – a Humildade de Cristo como exemplo para a Igreja
Lição 13: O Sacrifício que Agrada a Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 – Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 – Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como título “O Sacrifício que agrada a Deus”.
- Depois, trabalhem o conteúdo proposto na lição, buscando sempre a participação dos alunos e contextualizem o tema para o tipo de aluno que vocês ensinam.
Nesse momento da aula, procurem esclarecer a razão pela qual é utilizado o vocábulo “sacrifício” no contexto da lição: o sacrifício que agrada a Deus.

Há palavras contidas na lição que os alunos precisam entender o significado: Reminiscência, Oblação e Doxologia. É interessante que todos entendam, para tanto perguntem se alguém sabe o que significa cada palavra e depois apresentem outras informações.
- Para conclusão do trimestre, apresento 04 sugestões. Utilizem pelo menos 01 delas. Vejam abaixo.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Vejam as sugestões para a finalização do trimestre:

01 - Carta para a turma: Tendo em vista o tema estudado ter sido extraído de uma carta de Paulo aos filipenses, vocês podem elaborar uma carta para os alunos ou até mesmo solicitar ao superintendente ou ao pastor da igreja para escrevê-la.
No início da aula, falem que há uma carta endereça para a turma e que depois vocês vão ler; em seguida, coloquem a carta fixada no quadro ou em local de destaque.
Em momento oportuno, de preferência no final da aula, abram o envelope e leiam para a turma.
Depois entreguem uma cópia para cada aluno.
02 – Gincana
Organizar a gincana para sua turma ou até mesmo uma competição entre as classes. Elaborar as tarefas de acordo com o tipo de aluno envolvido. É interessante haver premiação.
03 – Encenação
Fazer uma encenação envolvendo os personagens Paulo, Timóteo, Epafrodito e os irmãos de Filipenses, com a seguinte situação: Paulo, na prisão, escreve para os filipenses, Timóteo e Epafrodito vão para Filipos.
04 – Dinâmica
Vejam esta dinâmica para a revisão dos temas estudados.
Dinâmica: O Remador
Objetivos:
Fixar e revisar conteúdos.
Desenvolver rapidez de raciocínio e ação.
Material:
Cartolinas(a quantidade dependerá do número de perguntas)
Pincel Atômico
Procedimento:
1 - Elaborar, antes da aula, perguntas para fazer a revisão das lições, escrevendo cada uma delas em uma cartolina.
Fica a critério do professor a escolha dos temas estudados no trimestre para elaborar as perguntas de acordo com o tipo de aluno e quantidade de grupos.
2 - Dividir os alunos em grupo, de acordo com o número de perguntas.
3 - Entregar para cada grupo uma cartolina e um pincel atômico, contendo uma pergunta.
- Caso não haja condição de utilizar cartolina, pois há necessidade de mesa para apoiá-la, use folhas de papel ofício e caneta.
- Cada grupo recebe uma pergunta diferente, já escrita na cartolina ou papel ofício.
4 - Dado um sinal pelo professor, os grupos começam a responder a questão que receberam, observando o tempo de 1 minuto.
5 - Após 1 minuto, o professor dá novo sinal e os grupos trocam de cartolina ou folha. Esse procedimento deve acontecer até que todos os grupos respondam todas as perguntas. Os participantes, quando receberem a folha do outro grupo, deverão acrescentar informações diferentes daquelas já escritas pelos colegas dos outros grupos.
Observação: Os alunos vão reclamar que o tempo é pouco, mas não se preocupe, pois a intenção da dinâmica é que todos os grupos colaborem com informações de forma rápida em tempo reduzido.
6 – Quando os grupos já tiverem respondido todas as questões, o professor deve apresentar as respostas, acrescentado outras informações ou corrigindo algo que julgar conveniente.
Ideia original desconhecida.

Esta versão por Sulamita Macedo.
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: O Plano de Salvação
Lição 13: Agora tenho uma missão

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associada a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem: A lição de hoje tem como tema a missão de evangelizar.
- Trabalhem os pontos levantados na lição.
- Depois, utilizem a dinâmica “O Resgate”.

7 - Para conclusão do trimestre, realizem a seguinte atividade:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Falem que vai ser realizada uma gincana.
- A gincana terá 03 partes:
Parte I: Perguntas sobre o tema das lições.
Parte II: Encenação sobre salvação
Parte III: Atividades recreativas, como: dança das cadeiras, corrida de saco etc.
As perguntas e encenação devem valer mais pontos do que as atividades recreativas.
- O grupo vencedor deverá ser premiado.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: O Resgate
Objetivo: Refletir sobre a importância do ato de evangelizar.
Material:
Lanternas, velas ou isqueiros para uma parte da turma (grupo 01).
TNT preto em tiras para vendar os olhos de alguns alunos (grupo 02).
Procedimento:
- Após trabalhar o conteúdo da lição, dividam a turma em dois grupos.
O grupo 01 representará aquelas pessoas que já ingressaram no Reino de Deus, isto é, ouviram e aceitaram Sua palavra. Para este grupo, entreguem uma lanterna, vela ou isqueiros.
O grupo 02 representará aquelas pessoas que estão no reino das trevas. Para cada aluno entreguem uma faixa de TNT de cor preta.
- Façam as explicações expostas no item acima para os alunos.
- Apontando para o grupo 01, leiam Cl 1.12 a 14. Então, peçam para que acendam as lanternas, velas ou isqueiros.
- Agora, apontando para o grupo 02, leiam II Co 4.4. Solicitem para que coloquem a venda(TNT preto) sobre os olhos.
- Em seguida, perguntem para o grupo 01: O que podemos fazer para resgatar aqueles que estão no reino das trevas?
Certamente as respostas serão dirigidas para o evangelismo, a propagação da mensagem de salvação.
- Então, solicitem para que o grupo 01, com suas lanternas acesas, chegue até o grupo 02 e falem da mensagem do Evangelho.
Observação muito importante: Combinem previamente com o grupo 02, para que alguns aceitem e outros não aceitem a mensagem de salvação. O grupo 01 não deverá saber desse combinado.
- Aqueles que aceitarem deverá retirar a venda dos olhos e entrar no Reino de Deus, isto é, no grupo 01.
- Concluam, falando que devemos ser evangelizadores e que não estamos sozinhos, pois temos a ajuda do Espírito Santo. Leiam, ainda, Rm 10.14.

Por Sulamita Macedo.