Juvenis -
Currículo do Ano 2: Lições práticas do Sermão do Monte
Lição 02: O Valor do Testemunho Cristão
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este
momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês
estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam
com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email.
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem a lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Falem que o tema da aula será sobre o testemunho cristão.
-
Nesta lição vamos estudar o tema através de 02 elementos bem presentes no nosso
cotidiano: o sal e a luz. Nesse momento, apresentem o sal e acendam uma vela.
-
Perguntem:
Uma
comida sem sal ou com muito sal fica deliciosa?
Já
pararam para perceber a importância da luz? E quando falta energia?
Depois
das respostas, falem que Jesus nos comparou ao sal e a luz.
Agora,
leiam Mateus 5:13-16:
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora, e ser pisado pelos homens.
Vós
sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem
se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a
todos que estão na casa.
Assim
resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras
e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição através de duas dinâmicas “Sal da Terra” e “Luz do Mundo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
03
copos transparentes com água
02
saquinhos com sal
01
colher de chá
01
colher de sopa de sal.
Procedimento:
-
Expliquem que o sal representa o cristão e o copo com água está representando o
mundo.
-
Solicitem a atenção dos alunos para o que você vai realizar.
-
Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
-
Coloquem:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não
retirem a embalagem(situação 01);
01
saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01
colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
-
Perguntem: Qual situação melhor representa a conduta do cristão no mundo?
-
Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com
maioria para a situação 01. Mas, como vocês já deve ter percebido, a situação
que melhor representada o cristão neste mundo é a da situação 03.
-
Questionem:
Para
as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal
da terra, se estar isolado do mundo?
Para
a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos
deste mundo? Estamos influenciando o mundo ou sendo influenciados?
-
Após os questionamentos, leiam:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for
insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar
fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom
é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E
dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou
deste mundo”. Jo 8.23
“Não
ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se
que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos
tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal
da terra.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Luz do Mundo
Objetivo:
Refletir sobre a atitude do crente como luz do mundo.
Material:
01
prato
01
copo transparente
Água
01
caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
-
Falem que o crente é luz do mundo e acendam a vela e a coloquem no centro do
prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
-
Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar. Falem que o
crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está
simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
-
Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na
vida cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
-
Falem ainda, que o copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a
desobediência, não vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então,
em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.
-
Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além
da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições
podemos tirar deste procedimento?
-
Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria
desconhecida.
Dinâmica
adaptada por Sulamita Macêdo
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