RSS

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem Sou
Lição 03: “Uma Nova Criatura”

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Para introduzir o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Transformação”.
- Depois, apresentem o título da lição “Uma Nova Criatura”.
- Falem que aquele que passa pelo Novo Nascimento é uma nova criatura.
- Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Transformação
Objetivo: Refletir sobre a transformação que ocorre na vida daquele que recebe a salvação, através do Novo Nascimento.
Material:
01 porção de milho de pipoca
01 porção de pipoca
Alguns grãos que não estouraram
01 porção de óleo
01 cópia do texto “Milho de pipoca”(postado abaixo)
Sacos de pipoca para os alunos
Procedimento:
- Mostrem para os alunos, um saco de pipoca.
- Perguntem: Quem gosta de pipoca?
- Depois, apresentem para os alunos uma porção de milho de pipoca e outra de pipoca.
- Perguntem: Vocês fazem ideia o que acontece com o milho para que ele se transforme em pipoca?
Aguardem as respostas. Certamente os alunos vão falar que após colocar o milho numa panela com óleo e com ação do fogo os grãos estouram.
- Falem: Este processo de transformação do grão duro em pipoca macia pode ser comparado ao estado de mudança que ocorre na vida de quem goza da salvação, libertando da casca dura do pecado, que o aprisionava para uma vida de alegria na presença de Deus, com ações e pensamentos mudados.
- Depois, apresentem aquele grão que não estourou.
- Falem: Este grão é semelhante as pessoas que não aceitam a salvação e, dessa forma, não passam pelo processo de transformação.
- Para concluir, falem que no final da aula, vocês vão distribuir 01 saco de pipoca para os alunos.
Dinâmica elaborada tendo por base o texto “Milho de Pipoca” de Rubem Alves.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: