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segunda-feira, 30 de março de 2015

Adultos: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de Lucas, o médico amado
Lição 01: O Evangelho Segundo Lucas

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6 – Agora, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, observem os seguintes pontos:
- Tema: Jesus, o Homem Perfeito – O Evangelho de Lucas, o médico amado.
- Capa:
O que vemos? Uma coroa de espinhos.
O que isto tem a ver com o tema? A coroa de espinhos aponta para o Messias prometido, remetendo-nos para o sacrifício de Jesus.
- Comentarista: Pastor José Gonçalves
Apresentem informações sobre ele, vejam na sessão “Interagindo com o Professor” da lição 01. Se possível, mostrem uma foto dele.
- Lições do trimestre - vejam sugestão logo abaixo dentro da lição 01, no item 7.
7 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da liçãoO Evangelho Segundo Lucas”.
- Falem que na lição 01, vamos conhecer o Livro de Lucas através de uma visão geral desse evangelho.
- Então, peçam para que os alunos abram a Bíblia no evangelho de Lucas e apresentem quem é o autor, o destinatário, a provável data em que foi escrito, do que trata o livro.
As demais lições, vocês apresentam através de um “city tour” no livro de Lucas, isto é, aproveitando que os alunos estão com a Bíblia aberta em Lucas, caminhem no livro apresentando os temas das lições seguintes, a saber:
O Nascimento de Jesus, a infância, a tentação, a escolha dos discípulos, as mulheres que cooperavam com Jesus, o poder sobre as doenças, a morte, a natureza e dos demônios, a limitação dos discípulos, Jesus e o dinheiro, a última ceia, a morte e a ressurreição de Jesus.
- Depois, trabalhem os demais pontos levantados na lição, procurando a participação dos alunos.
Quando vocês falarem sobre o plano da salvação, apliquem a dinâmica “A Universalidade da Salvação”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A Universalidade da Salvação
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a salvação, através do sacrifício de Jesus, enfatizando a universalidade do plano salvífico de Deus.
Material:
4 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex colorido(vermelho)
Procedimento:
Antes da aula:
- Colem 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus , vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresentem para os alunos este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado( nesse momento rasgue o caminho, simbolizando o caminho destruído).
- Depois, falem que Deus providenciou a religação do homem com Ele. Agora, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”(João 3:16-17).
- Entreguem os pedaços para os alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, falam que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através de um único sacrifício de Cristo na cruz( o durex colorido representará o sangue).
- Então, apresentem o lado do caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler.
- Concluam, lendo: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
- Para concluir, leiam os versículos abaixo que apontam para a universalidade da salvação:
“Pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel”(Lucas 2:30-32).
“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém”(Lucas 24:46-47).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Jovens: Jesus e o seu tempo – Conhecendo o contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus
Lição 01: A Terra de Jesus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem a capa da lição e falem que, neste trimestre, vamos estudar sobre o “contexto da sociedade judaica nos tempos de Jesus”.
- Na primeira lição, Apresentem o título da lição: A Terra de Jesus.
- Agora, trabalhem o tema da lição através da dinâmica “Viajando para Israel”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Viajando para Israel
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a terra de Jesus.
Material:
01 mapa de Israel da época do Novo Testamento
Durex colorido azul e vermelho
Nomes digitados: Mar Morto, Lago de Tiberíades, Rio Jordão, Nazaré, Belém,
Procedimento:
1 - Montem um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem para a aula. Como assim? Isto mesmo, para isto vocês precisarão de durex colorido, o mapa pequeno de Israel que servirá de referência e nomes de cidades digitados.
Vejam como fazer, observando este exemplo:
Colocar no piso o nome do Mar Morto e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Colocar no piso o nome do Lago de Tiberíades e fazer um desenho dele semelhante ao do mapa com durex azul.
Fazer a ligação entre o Mar Morto e o Lago com durex azul e colocar o nome rio Jordão.
Colocar o nome da cidade de Nazaré perto do Lago de Tiberíades(Mar da Galiléia) e o nome da Cidade de Belém próximo ao Mar Morto(orientem-se pelo mapa).
Com o durex colorido vermelho, unir as cidades de Belém a Nazaré( local do nascimento de Jesus e a cidade onde foi criado), demonstrando deslocamento.
Aproveitar este mapa e trabalhar outros pontos da vida de Jesus, como seu batismo no Rio Jordão, lugares por onde Jesus passava e ensinava e fazia milagres, como também o lugar da crucificação e ressurreição.
2 - Organizem os alunos ao redor do mapa.
3 – Falem: Vamos fazer uma viajem para a terra de Jesus, em 13 etapas(as lições). Apresentem uma mala e falem: O que não pode faltar na mala desta viagem? Entusiasmo, assiduidade, pontualidade, vontade de aprender, compromisso etc.
Estão todos prontos para a viagem? Então vamos começar.
 4 - Comecem a explanação sobre o mapa, falando sobre os fatos ocorridos na vida de Jesus nos pontos geográficos assinalados no mapa.
5 - Depois, trabalhem os demais pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo
Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem Sou
Lição 01: Uma Pessoa

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o que você é: Uma Pessoa.
- Depois, apliquem a dinâmica “Quem é você?”
- Em seguida, abordem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Quem é você?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre as características da puberdade.
Material:
02 folhas de papel madeira
02 pincéis atômicos
01 espelho
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
- Entreguem para cada grupo 01 folha de papel madeira e 01 pincel atômico.
- Forneçam as seguintes orientações para os grupos: Desenhar o contorno de um menino e de uma menina sobre uma folha de papel madeira, para tanto peçam para que um menino deite-se sobre a folha e outro colega faz o contorno do corpo com um pincel atômico.  As meninas farão o mesmo procedimento.
- Falem: Neste trimestre, vamos estudar neste trimestre sobre várias lições que se referem ao conhecimento de si mesmo, isto é, quem é você.
- Falem: Vocês estão deixando de ser crianças e estão entrando na adolescência. Estão passando por uma série de mudanças corporais e psicológicas.
- Mostrem um espelho e peçam para que se olhem e falem sobre o que estão vendo(características corporais).
- Escrevam estas transformações apontadas pelos alunos dentro de cada desenho do menino e da menina, de acordo com o sexo.
- Falem sobre as mudanças que eles estão passando, a nível corporal e psicológico, características próprias desta fase da vida.
- Agora, vocês estudam sobre os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo
Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da Bíblia
Lição 01: Sacrificado? Eu?

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Escrevam o título da lição no quadro: Sacrificado? Eu?
- Depois, falem que este título se refere a um fato bíblico envolvendo os personagens Abraão e seu filho Isaque. Façam um breve resumo desta situação.
- Falem: Isaque e outros adolescentes da Bíblia serão o tema de estudo deste trimestre.
Através da história de vida de Isaque, vamos estudar, na lição de hoje, sobre a fidelidade e obediência a Deus.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Confiança em Deus”.
- Posteriormente, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Confiança em Deus
Objetivo: Refletir sobre a confiança em Deus.
Material:
Lenço ou outro material para vendar os olhos da metade da turma.
Procedimento:
- Dividam os alunos em duplas. Distribuam uma venda para cada dupla.
- Expliquem que um componente usará a venda sobre seus olhos e o outro colega será seu guia.
- Coloquem vários obstáculos pelo caminho para dificultar a atividade.
- Todas as duplas realizam a atividade ao mesmo tempo. Em seguida, invertem-se os papéis: os alunos com as vendas serão os guias.
- Após o término desta parte, façam as seguintes perguntas:
Como você se sentiu sendo guiado?
O guia transmitiu confiança?
- Reflitam sobre as respostas dos alunos, enfatizando a importância da segurança que os verdadeiros amigos e familiares transmitem. Mas, eles podem falhar.
Enfatizem que Deus não falha e nEle podemos confiar, pois é o amigo fiel e está conosco nas situações difíceis.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
Juvenis - Currículo do Ano 1: Questões Difíceis dos Nosso Tempo
Lição 01: O Relativismo Moral

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O Relativismo Moral.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Doce ou Azedo?”
- Depois, trabalhem o que significa relativismo e qual deve ser a atitude do cristão diante desta realidade presente na sociedade.
- Em seguida, trabalhem os outros pontos levantados na lição.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Doce ou Azedo?
Objetivo: Refletir sobre o Relativismo e enfatizar posicionamento do cristão tendo como parâmetro a Palavra de Deus.
Material:
Balas doces e azedas para cada aluno
01 prato descartável (para as balas doces)
01 prato descartável (para as balas azedas)
Procedimento:
Antes da aula:
- Retirem o papel das balas.
- Coloquem as balas doces em 01 prato e as azedas em outro.
Na aula:
 - Distribuam para cada aluno 01 bala doce.
- Peçam para que eles experimentem a bala e depois falem se é doce, azeda ou se tem outra característica.
Aguardem que todos emitam suas opiniões.
Observem a certeza ou dúvida dos alunos quanto a característica da bala.
Pode ocorrer opiniões divergentes e iguais.
- Depois, distribuam para cada aluno 01 bala azeda.
Realizem o mesmo procedimento já citado da bala doce.
- Depois, perguntem qual das duas eles gostam mais.
Façam este levantamento, escrevendo no quadro a quantidade dos que gostam da bala doce, da bala azeda e também dos que gostam das duas.
- A partir das respostas, exemplifiquem o relativismo de forma simples.
A primeira bala que era doce: alguns confirmaram que realmente era doce outros falaram mais ou menos. Da mesma forma a bala azeda. Aqui também encontramos gostos relativos e individuais quanto a preferência da bala.
No relativismo também é assim.  As ideias, as opiniões e argumentos são relativos, isto é, não há certo nem errado, todas as opiniões são aceitas e respeitadas, pois não há parâmetro.
- Depois, enfatizem a importância de posicionamentos conforme a ética do Reino de Deus, que encontramos na Palavra de Deus.
- Vejam o que a Bíblia afirma:
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não... Mateus 5:37
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Isaías 5:20
Por Sulamita Macedo.
Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as doutrinas cristãs
Lição 01: O que é crer

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: O que é crer.
- Utilizem a dinâmica “Eu creio...”, para introduzir o estudo do tema.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula

Dinâmica: Eu creio...
Objetivos:
Refletir sobre o que os alunos acreditam.
Enfatizar que os cristãos creem na Palavra de Deus.
Material:
02 folhas de papel madeira
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos.
- Para cada grupo o grupo 01 entreguem a pergunta 01. Para o grupo 02, entreguem a pergunta 02.
Pergunta 01: Em que vocês acreditam?
 Pergunta 02: Por que acreditam?
- Estipulem o tempo de 05 minutos para os grupos responderem cada pergunta.
- Depois, deste tempo as perguntas devem ser trocadas, isto é, o grupo 01 recebe a pergunta com as respostas do grupo 02, o grupo 02 recebe a pergunta do grupo 01 com as respostas.
- Agora, orientem para que eles leiam e complementem as respostas, acrescentando outras ideias. Para isto, eles terão mais 05 minutos.
- Quando o tempo acabar, os cartazes com as perguntas e respostas deverão ser apresentados para toda a turma.
- Observem as respostas atentamente e falem que o novo convertido passa a crer nos ensinamentos da Palavra de Deus.
- Para concluir, entreguem para cada aluno o credo da Assembleia de Deus. Argumentem que vários pontos deste credo serão estudados nas lições do trimestre:
“Cremos,
1) Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19 e Mc 12.29);
2) Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão (2Tm 3.14-17);
3) Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus (Is 7.14; Rm 8.34 e At 1.9);
4) Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurar a Deus (Rm 3.23 e At 3.19);
5) Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus (Jo 3.3-8);
6) No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor. (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26 e Hb 7.25; 5.9);
7) No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt 28.19; Rm 6.1-6 e Cl 2.12);
8) Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo (Hb 9.14 e 1Pd 1.15);
9) No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7);
10) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme sua soberana vontade (1Co 12.1-12);
11) Na Segunda Vinda premilenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira — invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda — visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16, 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14);
12) Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10);
13) No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15);
14) E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46)”.
Fonte do credo: Mensageiro da Paz
Por Sulamita Macedo.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Adultos: Os Dez Mandamentos – Valores divinos para uma sociedade em constante mudança
Lição 13: A Igreja e a Lei de Deus

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

Muito importante! Observem os 10 mandamentos do professor.

Os 10 mandamentos do Professor da Escola Dominical
1 - Não terás outra doutrina além da Bíblia Sagrada.
2 - Não darás aula sem apresentar figuras, imagens, ilustrações e outros recursos pedagógicos para melhorar o aprendizado.
3 - Não tornarás o momento da aula em vão, com uma aula desprovida de conteúdo e sem metodologia criativa.
4 - Reservarás somente o sábado para preparar a aula? Nunca!!! A preparação deve acontecer durante a semana.
5 - Honrarás a presença dos alunos, com apresentação de conteúdo significativo e aulas prazerosas, participativas e dinâmicas.
6 - Não matarás o desejo do aluno de aprender. Ao contrário, estimularás o aluno a participar da aula, apresentando informações e realizando perguntas.
7 - Não adulterarás as informações sobre o tema da aula, com interpretações duvidosas, descabidas e desnecessárias.
8 - Não furtarás a atuação do Espírito Santo, com uma vida cristã sem oração, comunhão com Deus e leitura bíblica.
9 - Não farás falso testemunho de si mesmo, com palavras que não condizem com suas ações. Serás o exemplo daquilo que ensinas.
10 - Não cobiçarás o conhecimento do outro. Procurarás também estudar a Palavra de Deus com seriedade, preparando-te para ministrar aulas com conteúdos e métodos adequados.
Por Sulamita Macedo.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Igreja e a Lei de Deus.
- Trabalhem o conteúdo da lição, sempre de forma participativa e contextualizada para que a aprendizagem seja mais significativa.
- Organizem o tempo de aula, para que haja um momento para realizar pelo menos 01 dinâmica para a conclusão do trimestre(vejam 02 sugestões abaixo).
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Sugestão para a conclusão do trimestre:

01 - Dinâmica: O Mandamento do Amor

Objetivo: Concluir o estudo sobre os 10 mandamentos, resumindo-os  do amor a Deus e ao próximo.
Material:
01 relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor, Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada aluno
01 quadro branco ou outro tipo
Procedimento:
- Distribuam os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra  PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado seja este: 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem de escultura
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Depois, solicitem que leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.
- Falem: Os 4 primeiros mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal,  com o próximo, a parte social.
- Em seguida, coloquem um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.
- Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem: O que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I  Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
- Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por Sulamita Macedo.

02- Dinâmica: Os 10 Mandamentos
Objetivo: Concluir o estudo sobre os 10 mandamentos.
Material:
Folhas de papel ofício
01 tesoura
01 caneta
Procedimento:
Antes da aula:
- Cortem várias folhas de papel ofício em 04 pedaços.
- Em cada pedaço escrevam 01 mandamento.
Observações:
A quantidade de papéis, para um mesmo mandamento, vai variar de acordo com a quantidade de alunos da classe.
Para o primeiro bloco dos 04 primeiros mandamentos, pelos menos 08 papéis, sendo que cada mandamento estará repetido 02 vezes.
Para o segundo bloco dos últimos 06 mandamentos, pelos menos 12 papéis, sendo que cada mandamento estará repetido 02 vezes.
Para distribuir corretamente, é bom primeiro contar quantos alunos estão na classe, para que todos os mandamentos do 1º. bloco ou do 2º. bloco sejam entregues, mesmo repetidos, o que não pode acontecer é  a falta de algum mandamento.
Se sua classe tiver pelo menos 24 pessoas presentes no momento da aula, há condições de realizar a dinâmica sem dividir os mandamentos em 02 blocos.
Na aula:
- Distribuam para cada aluno 01 cartela contendo 01 mandamento do primeiro bloco.
Não terás outros deuses diante de mim
Não farás para ti imagem de escultura
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Santificarás o sábado
- Em seguida, peçam para que cada aluno leia qual o mandamento e procure outros colegas com o mesmo mandamento.
- Façam a seguinte orientação: Quando eles encontrarem o colega com o mesmo mandamento, peçam para que eles pensem sobre o que estudaram o mandamento e depois eles devem falar para a turma.
- Agora, vocês devem fazer o mesmo procedimento com os mandamentos do 2º. Bloco.
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Se sua classe tiver pelo menos 24 pessoas presentes no momento da aula, há condições de realizar a dinâmica sem dividir os mandamentos em 02 blocos.
- Depois, falem que os 10 mandamentos se resumem em 02, conforme lemos em Marcos 12: 30 e 31, de acordo com as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”.

Por Sulamita Macedo.