RSS

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Dinâmica: Evangelizando crianças
Objetivo:
Despertar nos adultos como se faz a apresentação da salvação para as crianças, utilizando linguagem e recurso visual adequado a elas.
Material:
“Livro sem palavras” com 05 páginas(01 dourada, 01 preta, 01 vermelha, 01 branca, , 01 verde).
Observação: O departamento infantil da igreja deve ter este livro.
Procedimento:
Antes da aula:
- Convidem 01 professora do Departamento Infantil para apresentar como é realizada a evangelização de crianças na Escola Dominical, no culto Infantil, na Escola Bíblica de Férias.
- Peçam para que no dia da aula da classe de adultos, ela também apresente a história do “Livro sem palavras”.
Durante a aula:
1 - Apresentem o livro sem palavras e perguntem: Vocês conhecem este livro?
Aguardem as respostas.
Observação importante:
A ideia de apresentar o “Livro sem palavras” não é de infantilizar a aula dos adultos, mas fazê-los entender como se faz a evangelização das crianças.
2 - Falem: Este livro não foi produzido recentemente. Há um fato curioso sobre ele que aconteceu em 1866, através do pastor e pregador Spurgeon.
Mas, quem foi Spurgeon?
Spurgeon(1834-1892) era pregador, autor e editor britânico. Foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres, desde 1861 até a data de sua morte. Fundou um seminário, um orfanato e editou uma revista mensal chamada “Sword and Trowel”. Conhecido como “Príncipe dos Pregadores”, Spurgeon escreveu muitos livros e artigos, particularmente na área devocional”( http://voltemosaoevangelho.com/blog/autor/charles-h-spurgeon/).

3 - Leiam ou contem para os alunos o fato curisoso(postado abaixo), sendo assim vocês estarão despertando o interesse dos alunos sobre o “Livro sem palavras”:
“O Livro Sem Palavras, primeiro com apenas três páginas — nas cores preta, vermelha e branca — foi apresentado por Charles Spurgeon em 1866. Ao pregar no Tabernáculo Metropolitano, em Londres, o seu sermão tinha por título “O Livro Sem Palavras”. Spurgeon falou sobre um antigo ministro que reuniu três páginas e folheava-as frequentemente para lembrar-se dos seus pecados, do sangue de Cristo derramado por ele e da purificação ‘mais branca do que a neve’ que lhe foi outorgada.
Não se sabe quando a página dourada foi acrescentada, mas ela trouxe outra dimensão ao livro, retratando o amor de Deus e as glórias do Seu lar celestial. Nove anos mais tarde, D. L. Moody usou o livro colorido num culto para crianças onde cerca de 12 mil estavam presentes para ouvir a sua mensagem sobre um “livro de quatro páginas — nas cores preta, vermelha, branca e dourada.
Em 1895, o livro foi levado à India por Amy Carmichael. Amy e sua auxiliar fizeram uma bandeira de cetim nas cores dourada, preta, vermelha e branca, e puseram-na no seu carro puxado por bois, indo de aldeia em aldeia divulgando o Evangelho no sul da Índia. — Um texto muito útil para um sermão de improviso — comentou Amy. Nos grupos menores ela usava o pequeno livro em vez da bandeira” (Bíblia de Recursos para Crianças – Ed. Hagnos – p. 20).

4 - Agora, a professora do departamento Infantil vai contar a história do “Livro sem palavras”, que normalmente têm as seguintes ideias:

PÁGINA DOURADA
Esta página dourada fala-nos do Céu. Não posso dizer como é lindo o Céu, mas há um versículo da Palavra de Deus que nos dá uma ideia. É o Apocalipse 21:21 “E as doze portas eram doze pérolas...A praça da cidade é de ouro puro.”
Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4)
Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Já sabias que Deus te ama tanto que quer que estejas no Céu com Ele para sempre?  Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quer-te lá com Ele para ser feliz eternamente.

PÁGINA PRETA
Se a rua à frente da tua casa fosse de ouro, quanto tempo ela ficaria ali?  Uma noite? “Oh”, dirás, “alguém a roubaria”. Mas não é pecado roubar? Claro que é. E lá no Céu... “Nela nunca penetrará coisa alguma contaminada... e mentira” (Ap 21:27). Quer dizer que o pecado não poderá entrar no Céu para estragá-lo.
Pensa, então: Deus quer que cada um de nós vá para o Céu, mas se há pecado nos  nossos corações, este impede-nos de entrar no Céu.
A página preta representa o pecado nos nossos corações, o pecado que nunca poderá entrar no Céu. A Palavra de Deus diz-nos que “Todos pecaram” (Rm 3:23). Tu também precisas dizer, “eu pequei”.
Mas, escuta... Deus tem Boas Novas para ti! Ele tem um remédio que faz possível livrarmo-nos dos pecados! Nós não podemos fazer nada para limpar os nossos corações. Mas Deus pode e faz... se crermos no Evangelho: “que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:3-4).

PÁGINA VERMELHA
Esta página vermelha representa o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia ensina-nos que “o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7). Não é maravilhoso saber que Deus não somente nos ama tanto que nos quer no Céu, mas nos ama tanto que deu o Seu único Filho para ser o nosso Salvador e para levar o castigo dos nossos pecados? Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, Deus pôs sobre Ele os nossos pecados. Assim diz 2 Co 5:21 “Àquele que não conheceu pecado, O fez pecado por nós; para que n'Ele fôssemos feitos justiça de Deus”.
Depois de morrer em nosso lugar, Jesus foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou! Viveu novamente! Jesus está vivo! E porque Ele vive, Ele pode vir morar nos nossos corações. Ele diz agora: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Ap 3:20). Quando convidamos o Senhor Jesus a entrar nos nossos corações e a ficar para nos salvar do pecado, Ele entra e fica.

PÁGINA BRANCA
A página branca representa o coração limpo, que Jesus já purificou. Sabes quão branco ele torna o coração que O recebe? Tão branquinho como a neve? Não! Mais branco do que a neve! A Bíblia diz, “Lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51:7b).
Tu não gostarias de ter o teu coração tão limpinho assim?  Deus quer perdoar os teus pecados e purificar o teu coração, e assim Ele fará no momento que receberes Jesus como teu Salvador. Jesus já morreu em teu lugar; Ele quer ser o teu Salvador; quer dar-te a vida eterna... vida eterna no Céu.
Jesus está a bater à porta do teu coração. Precisas de abrir a porta e deixá-lO entrar. Não queres fazer isso agora mesmo? Então, abaixa agora a Tua cabeça e pede ao Senhor Jesus que entre no teu coração. Pede para Ele ser o teu Salvador.
A salvação é um presente. Como fazemos ao receber um presente? Agradecemos, não é? Então, diz “muito obrigado” agora mesmo a Deus, o Pai. Agradeça a Deus por ter enviado o Senhor Jesus para morrer em teu lugar. Agradece por Ele agora te ter salvo e perdoado dos teus pecados. Agradece por Ele te ter dado agora a vida eterna.

PÁGINA VERDE
A página verde fala-nos da nova vida que recebemos quando aceitamos o Senhor Jesus com o Salvador.
Quais são as coisas verdes que existem na natureza? Sim, as ervas, as árvores, o relvado e as plantas em geral. E são tudo coisas que têm vida. Vamos ler mais um versículo da Bíblia. É João 3:36:  “Quem crê no filho tem a vida eterna”. Tu agora crês no Senhor Jesus como Salvador e Senhor da tua vida (dono)? Então, este versículo fala de ti. Diz que tens o quê? Exatamente, tu tens a vida eterna - o tipo de vida que precisamos ter para poder entrar no Céu. Tu não estás contente de ter recebido Jesus como teu Salvador?
E, agora, esta nova vida precisa de ser alimentada pela leitura da Palavra de Deus(2 Pe 3:18), e pela oração. Assim irá crescer espiritualmente na vida cristã, agradando ao Senhor Jesus na tua vida diária e ganhando outros para Ele.

5 – Para finalizar, a professora do Departamento Infantil deve apresentar como é realizada a evangelização de crianças na Escola Dominical, no culto Infantil, na Escola Bíblica de Férias.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: